março 25, 2008

Quebra-cabeça de Nanotecnologia

O jogo é um quebra-cabeça comum feito com imagens científicas obtidas com microscópios de alta resolução. Essas imagens, além de serem importantes nas pesquisas, são atractivas ao público geral, pois mostra em detalhes o mundo microscópico que nos cerca e que nosso olho não pode ver.
O jogo foi desenvolvido com objectivo de aproximar a comunidade do fantástico mundo nanométrico pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – UNESP e UFSCar - em parceria com a empresa Aptor Software. A interação com as imagens microscópicas e legendas explicativas leva o jogador a se familiarizar com conceitos antes só apresentados em livros ou outros materiais educativos tradicionais. A idéia é que, de forma agradável e moderna, a imagem que o jogador vai montando fica atraente aguçando a curiosidade e o instinto científico.
A cada novo acesso o jogo é composto de forma diferente com novas peças, dessa forma mesmo abrindo uma imagem que o jogador já tenha brincado o desafio é diferente. Actualmente estão disponíveis fotos de microscopia avançada de curiosidades como ácaro, pulga, pólen e asa de mariposa. Algumas imagens chegam a escala de 70 mil vezes.

Nenhum comentário: